3

Entrevista de emprego para Área de moda

Todos os anos, temos centenas de novas ESTILISTA se formando e querendo seu espaço no mercado de trabalho. Isso não é diferente em outras área também.

E como competir com tantos profissionais experientes? A resposta é acima de tudo ser criativo e profissional na hora da entrevista. Você tem que mostrar ao entrevistador a sua capacidade e o que você já sabe fazer.
No decorrer dos anos dentro da faculdade ou até do curso técnico, você desenvolve coleções, e muitos outros trabalhos de criação. Esse material serve como portfólio. 
Um currículo para área criativa não basta somente dizer que sabe, e quanto sabe fazer..mas tens que mostrar o seu trabalho e sua capacidade. Até é muito bom que se enviei uma "palinha" de um trabalho seu junto ao currículo.
Já ouvi e vi muitas candidatas chegarem para entrevista com as mãos vazias. Isso provavelmente faz você ir para o final da fila se chegar um outro candidato com maior bagagem.

Outro ponto importante, é o nível de conhecimento de um setor têxtil. Se você trabalha em outra área, e não tem noção nenhuma de como é uma rotina dentro de uma fábrica, será muito mais difícil entrar direto para um cargo de tanta responsabilidade dentro da empresa...geralmente só com um famoso QI (quem indica).

O cargo de estilista é um dos cargos mais importantes dentro de uma empresa, pois é investido muito dinheiro em uma coleção, e se não tiveres nenhuma noção na área, pode-se causar um grande prejuízo à empresa. 
Na hora de desenvolver uma coleção, têm que se levar em conta não só o bonito, mas custo, viabilidade, mão de obra entre muitos outros pontos...e você saberia identificar este pontos??

Neste caso, aconselho entrar na área e "começar de baixo" como se diz popularmente. Pode ser até a primeira vista inviável na sua opinião, mas acredite, é imprescindível conhecer de perto tudo que envolve o pós desenvolvimento. Nada melhor que você ter conhecimento de base para ser um profissional completo. Lembre-se, construir uma carreira profissional, é um planejamento á longo prazo. 

Se é realmente isso que você quer, não espere se formar para tentar arranjar um emprego na área. Tente trabalhar no setor logo no começo de seu curso, não precisa ser necessariamente dentro de um desenvolvimento. 
Porém é muito importante não se acomodar, procure sempre algo melhor. Se não vês oportunidade na empresa atual que trabalhas, procure outra, não perca tempo.

Aqui vai um resumo de o que fazer na entrevista para área de desenvolvimento:

-Não preencha currículos comprados em papelaria, faça o seu mesmo, super resumido e objetivo, dizendo o que fazes e saber fazer, cursos e experiências anteriores de preferência relacionadas á área.

-Mande junto com seu currículo algum material criativo seu relacionado á área. Se não tiveres nada, monte uma coleção e faça um book com o seu projeto. O portfólio é indispensável para entrevista.

- Antes de ir a entrevista, pesquise sobre a empresa e seu segmento.

-Entrevista não é só com você, pergunte para o entrevistador sobre a empresa, como é o ambiente de trabalho, horários, o que a empresa oferece e etc...
Isso faz com que você mostre interesse na empresa e também deixa a entrevista menos formal.

Espero que essas minhas dicas tenham valido. E é super normal receber muitos "nãos" no começo, mas não perca a fé e seja muito persistente.

Nada é impossível nesta vida, você tem chance sim. Conquiste seu espaço em um passo de cada vez, não pise nos outros para crescer, pois uma hora você caí.
E aqui vai um conselho final: Faça dos seus sonhos seus objetivos. Sonhos são acomodados, objetivos não.  

Bjusss


3 comentários:

Fridas disse...

Oi Jéssica, muito bacana essa sua matéria.
è bem verdade isso que vc coloca. Muita procura e a profissão acaba se marginalizando.

Por isso quem quer realmente trabalhar nesse ramo, precisa de muita força de vontade e tentar um diferencial. Pessoas atrás de vaga está cheio. Beijos, amiga!

Fabi P.S disse...

Ótimas e valiosas dicas Jéssi!!
Fiquei muito feliz com o meu primeiro emprego na área, entendi tudo tão mais fácil no curso.
Verdade: nada é impossível é só ter muita força de vontade, que conseguimos alcançar nossos objetivos.
Você é minha ídala!! :D
Baita profissional, admiro o seu trabalho.

Bjs

Unknown disse...

Fabi..assim me deixa sem graça rsrsrs

Espero que com este trecho eu tenha ajudado quem tinhas dúvidas...
bjinhuss meninas